A reunião do Grupo de Trabalho de Meio Ambiente desta semana contou com a apresentação da Secretaria de Meio Ambiente de São Paulo sobre o Plano Metropolitano de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP). A reunião aconteceu na última terça-feira (03) e teve início às 10h, no auditório B, mezanino do Edifício Cidade I, localizado na Rua Boa Vista, 170, Centro.
Dois palestrantes apresentaram as perspectivas referentes ao uso de resíduos sólidos, enfatizando o descarte consciente de lixo. A primeira apresentação foi de Alfredo Rocca, gerente do Departamento de Avaliação Ambiental de Projetos e Processos da secretaria, que mostrou um pouco mais sobre o gerenciamento adequado do descarte de lixo para que não sejam gerados grandes impactos ambientais.
O ponto alto de sua apresentação foi no momento em que Rocca falou sobre os pontos de coleta (Eco Ponto) e descarte de resíduos de serviços de saúde, que por ser um material de auto risco – podendo contaminar pessoas e gerar grandes impactos ambientais – deve ser exonerado e o material restante ser descartado em local seguro, não como lixo comum.
A segunda apresentação teve um viés mais técnico, apresentado por André Simas, diretor de Centro de Projetos da Coordenadoria de Planejamento Ambiental. O Panorama dos Resíduos Sólidos do Estado de São Paulo trouxe as estimativas feitas sobre o descarte de lixo no Estado, com números gerais das soluções encontradas e dificuldades vivenciadas nesse processo. Os slides das apresentações estão disponíveis na aba Biblioteca da plataforma do PDUI (www.pdui.sp.gov.br).