A reunião conjunta dos Grupos de Trabalho do Plano de Desenvolvimento urbano Integrado (PDUI-RMSP) trouxe duas apresentações na última quarta-feira (04). O encontro integrado teve início às 9h30 no auditório B do Edifício Cidade I, localizado na Rua Boa Vista, 170, Centro.

Contando com a participação do diretor de Planejamento da Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano (Emplasa), Fernando Chucre, a reunião detalhou dois grandes projetos: um da Prefeitura de São Paulo, o Geosampa, e outro da Emplasa, a Infraestrutura de Dados Espaciais.

Yuri Veneziani, analista de Geomática da Emplasa, apresentou a IDE, mostrando quais as utilidades da ferramenta e as funções específicas que podem ser usadas por profissionais de diversas áreas interessados em dados geoespaciais para pesquisas mais técnicas.

Logo em seguida, Thomás Wissenbach, diretor do Departamento de Informação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU), expôs o Geosampa, projeto que consiste em demonstrar topografia, mapeamentos e ortofotos de toda a cidade de São Paulo. Os mapas também trazem informações complementares de população, densidade demográfica e outras informações que são cadastradas pelas subprefeituras e atualizadas quando necessário, de acordo com estudos mais recentes.

Durante a reunião, foi definido que será criado um Grupo de Trabalho Específico, com autonomia para se reunir quando for necessário e discutir sobre os sistemas operacionais que possam contribuir de maneira positiva para o PDUI-RMSP.