O Grupo de Trabalho (GT) de Processo Participativo e Comunicação atualizou o cronograma de atividades, em reunião realizada nesta segundafeira (04), e discutiu detalhes das próximas etapas do processo de elaboração do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI-RMSP). O encontro aconteceu no 3º andar do Edifício Cidade I, na rua Boa Vista, 170, Centro. O grupo definiu que a fase das Oficinas I Regionais, com gestores públicos, acontecerá a partir de 29 de julho e seguirá por todo o mês de agosto.

A primeira oficina será realizada na Sub-região Sudoeste. As Oficinas II Regionais, com a sociedade civil, estão programadas para setembro. Entre novembro e dezembro, acontecerão as audiências públicas regionais. São Paulo, que faz parte das cinco sub-regiões, fará sua própria oficina regional na cidade, mas participará das audiências regionais fora do município. Durante a reunião, o presidente da Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano (Emplasa), Fernando Chucre, destacou a importância da integração entre as cidades. “Uma cultura está sendo criada de todo mundo estar sentado à mesa para tomar decisões em conjunto”, reforçou.

Nas oficinas com o poder público, a ideia é apresentar propostas colocadas na plataforma do PDUI que já estiverem sistematizadas para discussão. A partir desses temas, essas propostas serão aperfeiçoadas e, eventualmente, serão levantadas questões que tiverem ficado de fora dos conteúdos discutidos pelos grupos de trabalho.

Outra definição da reunião é que o conteúdo específico do GT, que será incorporado à estrutura do texto-base do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana de São Paulo (PDUI-RMSP), já começará a ser desenvolvido. Esse material deverá descrever as atividades do grupo desde sua criação.

Audiências municipais remanescentes

O município de São Paulo informou já ter programado duas audiências municipais de mobilização para esclarecer os cidadãos sobre o PDUI. A primeira será realizada em 12 de julho, na Uninove Memorial. Em agosto deverá acontecer outra, com data e local a serem definidos, integrando a pauta do Conselho Municipal de Políticas Urbanas (CMPU). Até agora, 30 dos 39 municípios da RMSP já realizaram suas audiências municipais. A previsão é que essa etapa seja concluída até o fim deste mês. Acompanhe as informações pela plataforma digital: www.pdui.sp.gov.br.