A Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano (Emplasa) apresentou, na manhã desta quarta-feira (17), o Sistema de Informações Metropolitanas (SIM|EMPLASA) ao Grupo Técnico (GT) Específico de Governança Interfederativa do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana de São Paulo (PDUI-RMSP).

O sistema acaba de ser desenvolvido pela empresa e já foi adotado experimentalmente pelas oito prefeituras integrantes do Consórcio Intermunicipal da Região Oeste da Região Metropolitana de São Paulo (Cioeste). Além de permitir uma visão integrada do território, essa ferramenta tem recursos de edição de dados, dentre outras funcionalidades, com a vantagem de permitir o compartilhamento de informações.

O esquema de governança que vem sendo debatido e aprofundado pelo GT prevê, em uma das instâncias operacionais do PDUI-RMSP, a existência de um Sistema de Informações Municipais e Metropolitanas.

Nesse sentido, o SIM|EMPLASA poderá ser útil para o Plano por possibilitar a exibição dos conteúdos geoespaciais de amplitude metropolitana envolvidos no projeto, de forma simples, integrada e por meio da internet.

Durante a apresentação do sistema, o gerente da Unidade de Geomática (UGE) da Emplasa, Adilson Piveta, destacou, entre outras vantagens do SIM, seu baixo custo de implantação e a melhora na eficiência da gestão pública que permite.

O presidente da Emplasa, Fernando Chucre, salientou a necessidade de algumas adequações do sistema para atender ao PDUI e de padronização dos dados e nomenclaturas entre todos os entes. “É um módulo de gestão. Permite que cada prefeitura tenha acesso a um dado rápido para a tomada de decisão. É possível filtrar a informação e gerar relatórios, gráficos e planilhas”, disse Chucre.

O grupo decidiu fazer uma apresentação estendida do SIM|EMPLASA na próxima quarta-feira à tarde a todos os grupos setoriais, convocando também as áreas de tecnologia das prefeituras que integram a RMSP, para discutir eventuais adequações e incorporar sugestões. A reunião do GT de Governança Interfederativa aconteceu no auditório C (mezanino) do Edifício Cidade I, na rua Boa Vista, 170, Centro.