A Comissão Técnica do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana de São Paulo (PDUI-RMSP), em reunião nesta quarta-feira (21/09), apresentou um balanço das oficinas sub-regionais, já concluídas, definiu a agenda de atividades para a última semana de setembro e o mês de outubro e traçou um cenário para 2016 e 2017, com os produtos e eventos previstos. Os assuntos pactuados serão deliberados na reunião do Comitê Executivo desta sexta-feira (23/09).

Uma versão mais detalhada do sumário executivo do Caderno Preliminar de Propostas foi apresentada na reunião e encaminhada aos integrantes da Comissão Técnica para novas contribuições até o dia 14 de outubro. A versão final do documento será vista e pactuada na próxima reunião da CT, marcada para 26 de outubro, e apresentada ao Comitê Executivo em 28 de outubro.

O presidente da Emplasa, Fernando Chucre, relatou a reunião realizada em 9 de setembro com o Ministério Público de São Paulo e o Conselho de Desenvolvimento da RMSP (CDRMSP), em que a estrutura do PDUI foi formalmente apresentada e solicitado aos procuradores a formação de um grupo de acompanhamento do processo de elaboração do Plano.

Chucre também fez um balanço das oficinas sub-regionais dirigidas ao poder público, realizadas em agosto e setembro, que apresentaram significativa participação de técnicos que ainda não tinham se integrado ao processo. Os encontros também estimularam 80 novas contribuições de cunho regional e propostas da sociedade civil, com 60 delas inseridas na plataforma ou recebidas por e-mail.

No cenário desenhado até o final de 2016, estão previstos os seguintes produtos: o Sumário Executivo do Caderno Preliminar de Propostas, o Macrozoneamento e os sistemas de informações. E os eventos: início das devolutivas (setoriais e sub-regionais), início das audiências regionais com participação da sociedade civil, mais duas reuniões da Comissão Técnica, outras duas do Comitê Executivo e uma do CDRMSP.

A reunião da CT foi realizada na sala de reuniões do Edifício Cidade IV, 1° andar.