O Comitê Executivo do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana de São Paulo (PDUI-RMSP), em reunião nesta sexta-feira (23/09), foi formalmente informado pela Comissão Técnica sobre as ações desenvolvidas até o momento e sobre os produtos e eventos previstos para os últimos três meses de 2016. Nenhuma proposta foi submetida a votação por falta de quórum.

O presidente da Emplasa, Fernando Chucre, fez um balanço da primeira rodada das oficinas sub-regionais, já concluída, que resultou em 80 novas contribuições de cunho regional e 60 propostas da sociedade civil, enviadas via plataforma digital ou recebidas por e-mail.

Ele também relatou a reunião realizada em 9 de setembro com o Ministério Público de São Paulo e o Conselho de Desenvolvimento da RMSP (CDRMSP), em que a estrutura do PDUI foi formalmente apresentada e solicitado aos procuradores a formação de um grupo de acompanhamento do processo de elaboração do Plano. No final, informou a agenda de atividades para a última semana de setembro e o mês de outubro e traçou um cenário para 2016 e 2017.

Foi informado, também, que as fichas síntese de propostas, já revisadas até 19 de setembro, serão aprovadas até o dia 27 de setembro.

Durante a reunião, foram apresentadas novas contribuições ao Sumário Executivo do Caderno Preliminar de Propostas, que deverá agregar outras propostas até o dia 14 de outubro. A versão consolidada do documento será deliberada na próxima reunião da CT, marcada para 26 de outubro, e submetida ao Comitê Executivo em 28 de outubro.

No cenário desenhado até o final de 2016, estão previstos os seguintes produtos: o Sumário Executivo do Caderno Preliminar de Propostas, o texto do macrozoneamento e a definição dos sistemas de informações compartilhadas. E os eventos: início das devolutivas (setoriais e sub-regionais), início das audiências regionais com participação da sociedade civil, mais duas reuniões da Comissão Técnica, outras duas do Comitê Executivo e uma do CDRMSP.

A reunião do CE foi realizada na sala de reuniões do 15º andar/Habitação do Edifício Cidade I.