O Grupo de Trabalho de Sistemas de Informação e Monitoramento teve sua primeira reunião no último dia 19 de outubro com uma pauta bastante produtiva.

Na oportunidade, foi apresentado o Sistema de Informações Metropolitanas da Emplasa (SIM|Emplasa), no contexto do Estatuto da Metrópole. Trata-se de uma plataforma geocolaborativa, que possibilita a gestão de informações geoespaciais de fontes oficiais municipais, estaduais e federais.

De uso fácil e interface amistosa, visa modernizar e dar eficiência à gestão pública.

Também foi aberta ao debate a proposta de Gestão de Dados Geoespaciais Municipais no PDUI e no GT, voltada para o bom andamento dos trabalhos com objetivos e metas. Deliberou-se que as reuniões do GT serão mensais, estando a próxima prevista para a segunda metade do mês de novembro.

Os participantes concordaram que devem interagir com os demais Grupos de Trabalho (Habitação e Macrozoneamento) para levantamento de conteúdos e funcionalidades de interesse do SIM|Emplasa.

Ficou ainda decidido que, na próxima reunião, os representantes dos municípios deverão informar, de forma resumida, se utilizam recursos de geoprocessamento no ambiente de suas prefeituras e de que forma.