A pauta de atividades do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI-RMSP) contou ontem (19/04) com a realização de palestras sobre monitoramento de risco e remoções preventivas de famílias que vivem nessas áreas, dirigidas ao Grupo de Trabalho de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Saneamento. A primeira apresentação foi feita por Claudio José Ferreira, pesquisador científico do Instituto Geológico da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, que apresentou o projeto Análise Regional de Perigos, Vulnerabilidade e Risco do Estado de São Paulo, financiado pelo Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro).

Sandra Teixeira Malvese, coordenadora de programas e projetos na área de Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura do Grande ABC, apresentou o Projeto de Remoções Preventivas em Áreas de Risco Iminente, promovido pelo Consórcio Intermunicipal Grande ABC. O projeto busca identificar áreas que ofereçam grandes riscos de infraestrutura às famílias ali alocadas, removendo-as, posteriormente, desses locais. É pago um auxílio aluguel para que essas pessoas possam viver em segurança em outras áreas.