Todos os Grupos de Trabalho do PDUI-RMSP reuniram-se na última quarta-feira (11/05) para assistir a três apresentações sobre mobilidade e transporte. A reunião teve início às 14h, no auditório da Secretaria de Habitação, 15º andar do Edifício Cidade I (Rua Boa Vista, 170, Centro).

Saulo Vieira, coordenador de Planejamento e Gestão da Secretaria de Transportes Metropolitanos apresentou a “Rede Metropolitana de Alta e Média Capacidade”, que aborda o tema de transporte sobre trilhos ─ “que está em grande expansão” ─, além da política de transporte e uso de solo. Saulo destacou que o projeto contou com a colaboração da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), que, por meio da implementação do PITU 2025 (Política de Transporte e Uso de Solo), contribuiu para maior integração dos transportes entre sub-regiões, diminuindo distâncias e, consequentemente, o tempo das viagens, ampliando o atendimento à população.

Maria de Fátima Araújo, da FUNDAP, apresentou o Plano de Ação da Macrometrópole Paulista (PAM 2013- 2040), que busca transformar os recursos diversos de cada região em investimentos, como a implantação do ferroanel (trechos Norte e Sul), das plataformas logísticas e urbanas, entre outros projetos de desenvolvimento.

A Prefeitura de São Paulo levou para a reunião o Plano de Mobilidade de São Paulo, em palestra ministrada por Tácito Silveira, representante da Superintendência de Planejamento de Transporte. O assunto mais destacado na apresentação foi a inclusão da bilhetagem eletrônica, que proporcionou aumento significativo no uso do transporte público regular e maior desenvolvimento do mesmo.

Para mais informações sobre os projetos citados é só acessar a área de Biblioteca do site do PDUI (www.pdui.sp.gov.br). No endereço, é possível acompanhar todas as apresentações que vêm sendo feitas nos grupos de trabalho do PDUI-RMSP.