O desenvolvimento econômico regional pautou a reunião desta terça-feira (21/06) do Grupo de Trabalho de Desenvolvimento Urbano, Econômico e Habitação do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana de São Paulo (PDUI-RMSP). O encontro aconteceu no 3º andar do Edifício Cidade I (Rua Boa Vista, 170, Centro).

A reunião começou com a palestra do coordenador de Assuntos Aeroportuários da Prefeitura de Guarulhos, Marcelo Chueiri, que apresentou dados sobre o desenvolvimento econômico de sua região, resultante do desempenho da indústria farmacêutica e farmoquímica, que oferece o maior salário médio entre as indústrias locais.

Segundo Chueiri, o motivo pelo qual a indústria farmacêutica lidera o ranking de arrecadação na sub-região deve-se ao fato de o produto ter seu peso em gramas e mesmo assim valer muito. Outro diferencial competitivo é a proximidade com o Aeroporto de Guarulhos, o que facilita e barateia o transporte, possibilitando o aumento da receita mais rapidamente.

Terminada a apresentação, foi aberto espaço para o debate. Os membros do Grupo de Trabalho sugeriram convidar para as próximas reuniões representantes de faculdades e até mesmo da indústria farmacêutica, para que possam dar suas contribuições ao tema do desenvolvimento econômico.