O Grupo de Trabalho (GT) de Macrozoneamento do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana de São Paulo (PDUI-RMSP) apresentou nesta sexta-feira (1º) o cronograma de trabalhos para o mês de julho e também alguns detalhamentos de espacializações feitas ao longo da semana. A reunião teve início às 10h e aconteceu no 3º andar do Edifício Cidade I, localizado na Rua Boa Vista, 170, Centro.

O cronograma limitou o tempo de trabalho do GT em quatro semanas (com reuniões sempre às sextas-feiras), sendo que na última semana do mês a reunião acontecerá apenas para organizar e sistematizar os trabalhos realizados ao longo do mês. Nesta primeira reunião de julho, foi realizado o trabalho de definição do nível de detalhamento, descrição e diretrizes do macrozoneamento, além de exercícios de colaboração por parte de todos os membros do GT.

O exercício foi realizado a partir da “árvore das macrozonas”, um tipo de diagrama onde são colocados os principais tópicos que precisam ser trabalhados. A partir daí, a equipe da Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano (Emplasa) vai aprofundar as pesquisas nas áreas previamente selecionadas e deliberadas pelos membros do grupo de trabalho.

Foi destacada que a importância das áreas urbano rurais devem ser salientadas nos detalhamentos das macrozonas, já que, mesmo distante dos grandes centros, essas áreas são parte fundamental para o desenvolvimento metropolitano.