O Grupo de Trabalho (GT) de Governança Interfederativa do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana de São Paulo (PDUI-RMSP) apresentou a tabela de atribuições das empresas vinculadas ao Governo do Estado de São Paulo na reunião desta quarta-feira (13). O encontro teve início às 10h, no auditório C do Edifício Cidade I, localizado na Rua Boa Vista, 170, Centro.

Fernando Chucre, presidente da Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano (Emplasa), apresentou uma versão mais elaborada da tabela já apresentada na reunião anterior. Seu uso permitirá acumular informações sobre empresas públicas, privadas e consórcios (todas vinculadas ao governo), para que seja localizada qual a função pública de interesse comum (FPIC) de cada uma delas.

Durante a reunião foram discutidas as competências e especificações que a tabela abordaria, para que não se tornasse complexa e cansativa. Ficou então pactuado que esta primeira tabela (que contém mais informações) seria utilizada somente como banco de dados para análises do grupo e, posteriormente, uma tabela mais concisa seria elaborada para a proposta final.

Foi ainda cogitada a hipótese de reativar os GTs de Meio Ambiente e de Transportes, além da criação de outros que possam se identificar com as FPICs, para que a coleta de dados seja mais detalhada. Após a conclusão do processo de coleta de dados, o grupo de Governança espera que poder identificar os conflitos de governança existentes em relação a essas empresas até o fim de agosto.