Nesta terça-feira, 14, o Grupo de Trabalho de Desenvolvimento Urbano, Econômico e Habitação voltou a se reunir em mais um fórum do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana de São Paulo (PDUI-RMSP), debatendo desta vez sobre o desenvolvimento econômico da RMSP e da Macrometrópole Paulista em tempos de crise. A reunião teve início às 9h30 e foi realizada no 1º andar do Edifício Cidade IV (Centro da Capital).


Durante a reunião, o economista Vagner Bessa, da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (FSeade), apresentou os estudos mais recentes sobre o desenvolvimento econômico do território macrometropolitano e da RMSP. Esses estudos visam enxergar uma maneira de preparar todas as regiões para o momento de crise, fazendo com que a receita estadual aumente cada vez mais, mudando o atual cenário econômico.


Foram destacados alguns aspectos importantes, como o fato de a RMSP sofrer menos com a crise do que o restante do Estado ─ desenvolvimento que deve ser estudado mais a fundo para melhor compreensão. Também entrou na pauta o impacto causado pela queda na produção industrial no desenvolvimento de regiões como Campinas e Sorocaba, que vinham crescendo, mesmo com a rápida aproximação da crise.


Ao final, foi aberto o debate, para que todos os membros do GT pudessem fazer suas contribuições e apontamentos a respeito da apresentação realizada. A próxima reunião do Grupo de Trabalho foi agendada para o dia 21 de junho de 2016.