Depois de uma parada técnica de três semanas para consolidar os conteúdos debatidos nos encontros anteriores, o Grupo de Trabalho (GT) Específico de Macrozoneamento do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana de São Paulo (PDUI-RMSP) voltou a se reunir na última sexta-feira (05) para analisar e fazer as adequações necessárias em todo o material já produzido, que subsidiará as oficinas regionais com o poder público.

As oficinas começam no próximo dia 11 de agosto em Itapecerica da Serra, na Sub-região Sudoeste, e seguem até o fim do mês. A programação pode ser acompanhada pela plataforma do PDUI: www.pdui.sp.gov.br.

O grupo definiu que o macrozoneamento na RMSP deve ser composto pela leitura do território (funções exercidas) e pelas proposições para a região (funções desejadas). A partir dessa leitura, são definidos compartimentos, como áreas de interesse ambiental e de interesse urbano, equilíbrio das demandas metropolitanas e orientação para a revisão dos planos diretores municipais.

Em relação à preparação para as oficinas com os gestores públicos, o GT pactuou a realização dos ajustes necessários à melhoria da articulação entre municípios, as sub-regiões e a RMSP, o aprofundamento das diferentes questões levantadas pelo grupo de Macrozoneamento e que venham a ser indicadas no decorrer dos trabalhos, eventuais aspectos da delimitação das macrozonas tratadas nas oficinas sub-regionais e discussão sobre áreas estratégicas de intervenção metropolitana (conceito, modelo, instrumentos, ação interfederativa).

A 12ª reunião do GT Específico de Macrozoneamento foi realizada na sala de reuniões da Subsecretaria de Assuntos Metropolitanos, que fica no 3º andar do Edifício Cidade I, na Rua Boa Vista, 170, no Centro.