O prefeito de São Paulo, João Dória, foi eleito na última segunda-feira, 05/06, presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de São Paulo (CDRMSP), durante sua 12ª reunião ordinária, que aconteceu em São Paulo, na Praça das Artes.

Dória foi aclamado pelos 26 prefeitos presentes, mais os representantes dos 13 outros municípios que integram a Região Metropolitana. Na vice-presidência cou o prefeito de Santana de Parnaíba, Elvis Leonardo Cézar. Em seu discurso, João Dória pediu prioridade para os temas transporte metropolitano, de cargas e de passageiros (para os quais foram criadas duas Câmaras Temáticas), habitação, saúde e segurança pública.

Participaram do evento, o secretário-chefe da Casa Civil do Governo do Estado de São Paulo, Samuel Moreira, representando o governador Geraldo Alckmin; o subsecretário de Assuntos Metropolitanos, Edmur Mesquita; o presidente da Emplasa, Luiz José Pedretti; o secretário de Governo da prefeitura de São Paulo, Júlio Semeghini; o secretário estadual de Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni; o secretário municipal de Mobilidade e Transportes, Sérgio Avelleda, e o prefeito de Santana de Parnaíba, Elvis Cézar, ex-presidente do CDRMSP, entre outras autoridades estaduais e municipais.

Espírito de união

Na abertura do evento, o subsecretário Edmur Mesquita exaltou a importância do Conselho: “Temos com muita clareza nossas metas e objetivos, com isso, cumprimos o papel de criar soluções para os desaos em comum”. Ele considera fundamental o espírito de união entre os entes, na medida que todos estão envolvidos em um mesmo projeto.”Daqui para frente não há mais partido, mas sim a nalidade de estarmos unidos em torno do tema metropolitano”.

Coube a Edmur Mesquita anunciar o novo presidente do Conselho, eleito por absoluto consenso: “Temos um líder com predicados incomuns e que tem servido de paradigma para outras prefeituras da capital e do Brasil”, salientou. Samuel Moreira também elogiou a escolha do novo presidente e destacou a necessidade de planejamento de governança.

João Dória fez coro as palavras de Edmur Mesquita: “Não temos partido nem ideologia; temos que auxiliar, em especíco, a população mais carente da Região Metropolitana de São Paulo”. Para ele, mesmo diante da crise política, “precisamos seguir no nosso papel de administradores”. Na oportunidade, destacou a criação das Câmaras Temáticas de Transporte Público Metropolitano e a de Transportes Metropolitanos de Cargas.

Tanto Sérgio Avelleda, como Clodoaldo Pelissioni, discursaram rapidamente sobre as duas Câmaras Temáticas e estipularam “integração” como palavra de ordem para a resolução dos problemas e melhor qualidade de vida ao cidadão.

O diretor-presidente da Emplasa, Luiz José Pedretti, fez breve relato sobre a atual situação do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) nas regiões metropolitanas e aglomerações urbanas paulistas. “Até o nal do ano, com todas as audiências públicas realizadas, teremos um plano obrigatório e que será aprovado por lei pela primeira vez na história do país”, armou.